terça-feira, 21 de outubro de 2008



12 de Outubro é Dia de Nossa Senhora Aparecida!

Com muita alegria nós brasileiros, mais do que nunca, lembramos celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e famílias brasileiras: Nossa Senhora Aparecida.

Tudo começou em 1717, a humildade de três pescadores: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves. Estes foram pescar no Rio Paraíba, quando já desanimados lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede. A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um Oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos , para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. Com o passar do tempo e aumento dos devotos da Senhora de cor negra, foi preciso construir uma grande Capela e depois um Templo inaugurado em 1888.

No final do século, o Bispo Diocesano elevou a honra de Santuário e chamou os redentoristas para propagar o amor à Maria e ajudar o povo. O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene e elevou a Basílica o Santuário. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção a Virgem, foi quando o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e aumento cada vez mais de devotos a Imaculada Mãe de Deus". Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto a Mãe de Deus.

Com o crescimento das romarias, devido às graças que o Senhor derramou por Maria, começou-se em 1950 a grande construção da nova Basílica, que foi solenemente consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, quando nos visitou e assim nos confirmou neste sobria devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, rogai por nós!

Tobit e Sara



Tobit era um homem muito bom e fiel a Deus. Ele se casou com uma mulher chamada Ana e teve um filho a quem deram o nome de Tobias. Tobit sempre ensinou o filho seguir a Deus. Um belo dia, Tobit chegou cansado do trabalho e se deitou no pátio perto de uma parede. Enquanto dormia, caiu em seus olhos cocô de andorinha, o que deixou Tobit cego. Como Tobit sempre seguiu a Deus, ele se lembrou dos mandamentos e não reclamou. Ficou firme em Deus e continuou a agradecer todos os dias por sua vida.


Então Ana começou a trabalhar para ter o que comer. Certo dia ela perguntou a Tobit:“Cadê suas esmolas? A que ponto nós tivemos que chegar!” Tobit ficou muito triste e rezou a Deus:“O Senhor é justo assim como suas obras todas são justas. O Senhor age com misericórdia e fidelidade. O Senhor é o juiz do mundo. Agora, Senhor, lembre-se de mim e olhe para mim. Mande que me tirem a vida e eu desaparecerei da Terra.”


Naquele mesmo momento, em um lugar distante, Sara também estava passando por um momento difícil. Ela tinha se casado sete vezes e um demônio havia matado todos os maridos dela. A empregada de seu pai dizia a Sara:“É você mesma quem mata seus maridos. Que nunca você tenha filhos.” Então Sara começou a chorar e rezou a Deus:“Louvado seja o Senhor misericordioso. Para o Senhor levanto meu rosto e meus olhos. Mande que eu desapareça da terra, para não ouvir mais o que as pessoas falam de mim.”


As duas orações foram ouvidas ao mesmo tempo, e um santo anjo do Senhor, chamado Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara. (Tobias 1-13)