sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Leitura orante da Bíblia




Fonte: http://catequizandocriancas.blogspot.com/


“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Com esta frase em destaque, o cartaz desta Campanha da Fraternidade representa o desafio de uma escolha quotidiana em nossa vida.
O fundo escuro evoca a penumbra de um templo onde, no recolhimento da oração, as mãos em atitude de súplica diante de uma vela feita não de cera, mas de dinheiro, revelam o drama do ser humano que precisa de bens materiais para satisfazer suas necessidades, mas que pode também se tornar escravo da ganância. Aquelas mãos suplicantes dirigem uma prece a Deus, ou ao Dinheiro como se fosse Deus? É a luz de Deus que ilumina ou é o cintilar do ouro que atrai?

O dinheiro é necessário no mundo dominado pelo mercado, onde tudo se compra e se vende. Precisa-se de dinheiro para comprar alimentos, roupa, para cuidar da saúde, para pagar o colégio, para adquirir a moradia e custear o lazer.

O cintilar do ouro e das moedas, porém, se mistura facilmente com a ambição e o desamor. Você pode se tornar escravo dos bens materiais e depositar neles a sua segurança. Você pode viver acumulando dinheiro e propriedades como se deles dependesse a sua vida. Você não pensa que seus bens podem ser supérfluos e suas necessidades podem ser imaginárias, induzidas pela propaganda, pela moda, pelas promoções de fim de semana. Você também acaba esquecendo que há crianças abandonadas, pobres morando nas ruas, pessoas famintas e doentes, e fica cuidando do seu dinheiro como se fosse Deus, fechando os olhos sobre as necessidades do próximo.

Este Cartaz convida você a se libertar da dependência dos bens materiais. A pôr a sua confiança em Deus. A fugir da ganância e do egoísmo. A cultivar sentimentos de fraternidade. A contribuir com o seu trabalho e os seus bens, para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Atividade para semana santa

Esta atividade fez o mais sucesso o ano passado com a turminha da 1° etapa, disse a eles que se completasse todas as atividades teria uma supresa (enfatizei que não valia mentir, pois não da pra enganar a Deus). Confesso que pensei que ninguem ia cumprir todos os itens... a surpresa foi uma caixa de bombom com uma mensagem de partilha, assim que os ganhadores virão a mensagem estimulei eles a dividir e todos ficaram satisfeitos pois todos comeram chocolate.

Sugestão: Se mais de uma criança completar a tarefa ao invés de entregar uma caixa de bombom para cada uma (o que fica um pouco caro) faça saquinhos com bombons dentro. Só fiz com caixa de bombom porque recebi algumas de doação.

Fonte: Blog Pequeno Gigante

Oração e Hino da CF 2010


Quaresma



Tempo de olhar para dentro de nós

A quaresma tem seu início na Quarta-feira de cinzas e se estende até o Domingo de Ramos. Dá-se o nome de quaresma referindo-se ao número 40 na Bíblia que fala dos 40 dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo judeu, dos 40 dias de Moisés e Elias na montanha e dos 40 dias que Jesus passou no deserto. A Igreja também adota a cor roxa que significa luto e penitência.

Sendo assim a quaresma é um tempo de conversão, de perdão, de olhar para dentro de nós e retirar o que nos afasta de Deus através de uma boa confissão. É um tempo onde a Igreja nos convida a estar junto com o Senhor no deserto (Mt 4,1-11), momento de refletirmos nossa vida como cristãos. E para viver bem nossa quaresma precisamos abrir o nosso coração buscando viver as práticas quaresmais que são: Oração, Obras de caridade e Jejum. Tempo de mergulhar na paixão, morte e ressurreição de Jesus, voltando nosso olhar para o Crucificado na esperança da ressurreição. É estar buscando o silêncio interior, o recolhimento e atitudes de conversão.

E neste período quaresmal a Igreja do Brasil vivencia a Campanha da Fraternidade que este ano tem como lema: Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Convidando-nos a ter o Senhor como nossa única riqueza. Por isso vivemos este tempo com profundo desejo de conversão que possamos chegar ao final desta quaresma celebrando a ressurreição do Senhor com o coração decidido em viver uma nova vida.

MISSA DE CINZAS



http://blog.cancaonova.com/toligado/