quarta-feira, 24 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Encontro sobre Semana Santa

Olá pessoal segue um encontro pronto sobre semana santa... é só clicar na imagem para abri-la maior.

sábado, 20 de março de 2010

Sacramento da confissão

Breve Catequese sobre o Sacramento da Confissão

Já que estamos nos preparando para a ressureição do Senhor, nada melhor que nos confersarmos para esta festa tão especial e limpar o nosso coração de todo pecado...

Mas para que possamos nos confessar, vamos aprender um pouco sobre este lindo sacramento de amor e misericordia do Senhor por nós

1. O QUE É A CONFISSÃO? R: Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados, e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

2. QUEM INSTITUIU O SACRAMENTO DA CONFISSÃO OU PENITÊNCIA? R: O sacramento da Penitência foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo nos ensina o Evangelho de São João: "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23)

3. A IGREJA TEM A AUTORIDADE PARA PERDOAR OS PECADOS ATRAVÉS DO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA? R: Sim, a Igreja tem esta autoridade porque a recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu"(Mt 18,18).

4. POR QUE ME CONFESSAR E PEDIR O PERDÃO PARA UM HOMEM IGUAL A MIM? R: Só Deus perdoa os pecados. O Padre, mesmo sendo um homem sujeito às fraquezas como outros homens, está ali em nome de Deus e da Igreja para absolver os pecados. Ele é o ministro do perdão, isto é, o intermediário ou instrumento do perdão de Deus, como os pais são instrumentos de Deus para transmitir a vida a seus filhos, como o médico é um instrumento para restituir a saúde física, etc.

5. OS PADRES E BISPOS TAMBÉM SE CONFESSAM?

R: Sim, obedientes aos ensinamentos de Cristo e da Igreja, todos os Padres, Bispos e mesmo o Papa se confessam com freqüência, conforme o mandamento: "Confessai os vossos pecados uns aos outros " (Tg 5,16 ).

6. O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO? R: Para se fazer uma boa confissão são necessárias 5 condições: a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus; b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo; c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter; d) confissão objetiva e clara a um sacerdote; e) cumprir a penitência que o mesmo nos indicar.

7. COMO DEVE SER A CONFISSÃO? R: Diga o tempo transcorrido desde a última confissão. Acuse (diga) seus pecados com clareza, primeiro os mais graves, depois os mais leves. Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário. Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros. Porém se participamos ou facilitamos de alguma forma o pecado alheio, também cometemos um pecado e devemos confessá-lo (por exemplo, se aconselhamos ou facilitamos alguém a praticar um aborto, somos tão culpados como quem cometeu o aborto).

8. O QUE PENSAR DA CONFISSÃO FEITA SEM ARREPENDIMENTO OU SEM PROPÓSITO DE CONVERSÃO, OU SEJA SÓ PARA "DESCARREGAR" UM POUCO OS PECADOS?

R: Além de ser uma confissão totalmente sem valor, é uma grave ofensa à misericórdia Divina. Quem a pratica, comete um pecado grave de sacrilégio.

9. QUE PECADOS SOMOS OBRIGADOS A CONFESSAR? R: Somos obrigados a confessar todos os pecados graves (mortais). Mas é aconselhável também confessar os pecados leves (veniais) para exercitar a virtude da humildade.

10. O QUE SÃO PECADOS GRAVES (MORTAIS) E SUAS CONSEQÜÊNCIAS? R: São ofensas graves à Deus ou ao próximo. Apagam a caridade no coração do homem; desviam o homem de Deus. Quem morre em pecado grave (mortal) sem arrependimento, merece a morte eterna, conforme diz a Escritura: "Há pecado que leva à morte" (1Jo 5,16b).

11. O QUE SÃO PECADOS LEVES (ou também chamados de VENIAIS)? R: São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. "Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte" (1Jo 5, 17).

12. PODEIS DAR ALGUNS EXEMPLOS DE PECADOS GRAVES? R: São pecados graves por exemplo: O assassinato, o aborto provocado, assistir ou ler material pornográfico, destruir de forma grave e injusta a reputação do próximo, oprimir o pobre o órfão ou a viúva, fazer mau uso do dinheiro público, o adultério, a fornicação, entre outros.

13. QUER DIZER QUE TODO AQUELE QUE MORRE EM PECADO MORTAL ESTÁ CONDENADO? R: Merece a condenação eterna. Porém somente Deus que é justo e misericordioso e que conhece o coração de cada pessoa pode julgar.

14. E SE TENHO DÚVIDAS SE COMETI PECADO GRAVE OU NÃO? R: Para que haja pecado grave (mortal) é necessário: a) conhecimento, ou seja a pessoa deve saber, estar informada que o ato a ser praticado é pecado; b) consentimento, ou seja a pessoa tem tempo para refletir, e escolhe (consente) cometer o pecado; c) liberdade, significa que somente comete pecado quem é livre para fazê-lo; d) matéria, significa que o ato a ser praticado é uma ofensa grave aos mandamentos de Deus e da Igreja. Estas 4 condições também são aplicáveis aos pecados leves, com a diferença que neste caso a matéria é uma ofensa leve contra os mandamentos de Deus.

15. SE ESQUECI DE CONFESSAR UM PECADO QUE JULGO GRAVE?

R: Se esquecestes realmente, o Senhor te perdoou, mas é preciso acusá-lo ao sacerdote em uma próxima confissão.

16. E SE NÃO SINTO REMORSO, COMETI PECADO? R: Não sentir peso na consciência (remorso) não significa que não tenhamos pecado. Se nós cometemos livremente uma falta contra um mandamento de Deus, de forma deliberada, nós cometemos um pecado. A falta de remorso pode ser um sinal de um coração duro, ou de uma consciência pouco educada para as coisas espirituais. (por exemplo, um assassino pode não ter remorso por ter feito um crime, mas seu pecado é muito grave).

17. A CONFISSÃO É OBRIGATÓRIA? R: O católico deve confessar-se no mínimo uma vez por ano, ao menos para preparar-se para a Páscoa. Mas somos também obrigados toda vez que cometemos um pecado mortal.

18. QUAIS OS FRUTOS DE SE CONFESSAR CONSTANTEMENTE? R: Toda confissão apaga completamente nossos pecados, até mesmo aqueles que tenhamos esquecido. Nos dá a graça santificante, tornando-nos naquele instante uma pessoa santa. Tranqüilidade de consciência, consolo espiritual. Aumenta nossos méritos diante do Criador. Diminui a influência do demônio em nossa vida. Faz criar gosto pelas coisas do alto. Nos exercita na humildade e faz crescer todas as virtudes.

19. E SE TENHO DIFICULDADE PARA CONFESSAR UM DETERMINADO PECADO? R: Se somos conhecidos de nosso pároco, devemos neste caso fazer a confissão com outro padre para nos sentirmos mais à vontade. Em todo caso antes de se confessar converse com o sacerdote sobre a sua dificuldade. Ele usará de caridade para que a sua confissão seja válida sem causar-lhe constrangimentos. Lembre-se, ele está no lugar de Jesus Cristo!

20. O QUE SIGNIFICA A PENITÊNCIA DADA NO FINAL DA CONFISSÃO? R: A penitência proposta no fim da confissão não é um castigo; mas antes uma expressão de alegria pelo perdão celebrado.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Entronização da Palavra - CF

Um grupo de adolescente no nosso caso foram cinco com uma capa preta ficam no meio do corredor da igreja, eles tem nas mãos objetos que hoje em dia chama muito a atenção de todos(celulares, controle de video game, maquiagem...)

entre eles tem um que esta segurando uma nota de dinheiro(mandar fazer um dinheirão, de isopor de mais ou menos 80cm). Esse que está com o dinheiro fica passando entre os adolescentes, tentando seduzi-los.

Quando a Palavra entra no corredor é que começa a musica(Palavra de salvação somente o céu tem pra dar...Padre Zezinho)

Uma com a Biblia e 2 com velas ao lado da Biblia. A que esta com a Palavra vai passando por entre os adolescentes e dai entra a parte teatral que vai ficar por conta de cada um. A Palavra vai passando e segue pra frente e os adolescentes ficam entre o dinheiro e Deus, eles tem que fazer um teatrinho, vao com a palavra e voltam para ficar com o dinheiro, até que chegam na frente do altar onde a Palavra é erguida, em seguida os adolescentes que estão com a capa preta largam seus objetos no chão, tira a capa e ficam de joelhos em volta da Bblia, o outro que está com o dinheiro, vendo que todos se converteram olha para o dinheiro e olha para assembléia, põe o dinheiro no chão e também se põem de joelhos junto com os outros. Nesse momento a Bíblia e erguida e todos a aplaudem.

Marlene - Foz de Iguaçu

Fonte:
http://imaculadacintra.blogspot.com/2010/03/entronizacao-da-palavra-cf.html

Dinâmica para reunião de Responsáveis

Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados

#Entregue uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão.

#Você verá que elas irão conseguir, mas depois de um bom tempo e esforço.

#Faça o comparativo da dinâmica com a vida da criança e seu desenvolvimento como cristão: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a catequista e a outra, a família. Se a catequista fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver "a outra mão", a família, ficará mais fácil e eficiente.

Fonte:
http://professorakaren.blogspot.com/2009/04/dinamica.html

terça-feira, 16 de março de 2010

Explicação da CF 2010

O que é Campanha da Fraternidade?


Para a Catequista:

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

Para as crianças:

Todos os anos a Igreja Católica realiza uma campanha para fazer as pessoas pensarem mais sobre como conviver uns com os outros.
Ela procura falar sobre situações que aparecem todos os dias na televisão, no rádio, e no comentário das pessoas.
Esta campanha tem um nome: Campanha da Fraternidade (para as crianças do segundo ano pode-se perguntar se eles se lembram da campanha do ano anterior).
Em 2010 a campanha da fraternidade tem como assunto: Economia e Vida e dentro deste assunto ela quer que pensemos sobre a seguinte frase: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.


Para a Catequista:

Economia (do grego oikos + nomos) que significa literalmente “administração da casa” , tem o sentido de providenciar tudo que é necessário a sobrevivência.
Portanto esta campanha aborda tudo o que precisamos fazer ou deixar de fazer para que valorizemos a vida que Deus nos deu, utilizando todos os elementos que nos levam a transformar, a mudar a viver a fraternidade.
Vale já pena abrir mão da honestidade, da lealdade, da verdade, da solidariedade, quando competimos no mercado de trabalho?
Vale a pena deixar de lado as relações de amor, amizade, partilha e solidariedade, quando enfrentamos problemas dentro de nossa casa?
Vale a pena elogiar, concordar, não falar nada, quando sabemos que a atitude de nosso próximo foi errada? É mais confortável nos omitirmos para não criar atritos ou perder amigos?
Será que não estamos sempre cobrando pelos nossos serviços? Na nossa sociedade de hoje não se doa, e não se agradece e toda dívida deixa de existir somente quando é paga.
Você viveria sozinho? Você viveria sem as facilidades que a tecnologia nos coloca a disposição? O que você recebe fácil é cuidado e respeitado? Você economiza água? Evita sobras de comida? Separa o material a ser reciclado?
Esta campanha é ecumênica, isto é, temos outras igrejas participantes desta campanha: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Para as crianças – proposta 1:

Economia é a forma que cuidamos das coisas que temos.
Perguntar para as crianças se deixam comida no prato, se jogam papel na rua, se lavam as mãos com a torneira aberta.
Fazer com que eles falem outras coisas que podemos fazer para economizar os bens que precisamos para a nossa vida.
Tomar estas atitudes é cuidar bem das nossas coisas é ajudar na Economia.
Nós precisamos de dinheiro para comprar as coisas que precisamos, alimento, roupa, moradia, cadernos e livros, para pagar o ônibus e outras coisas necessárias. Mas algumas pessoas esquecem até de Deus para ter mais e mais dinheiro. Você acha certo gastar o dinheiro com coisas que só fazem mal para a gente como jogos, bebidas, drogas? Essas coisas não são as coisas que Deus quer para nós, portanto se nosso dinheiro só vai para essas coisas ruins, nós somos escravos do dinheiro e não podemos estar com Deus.
Este assunto é tão importante que temos outras igrejas participando da campanha da fraternidade como por exemplo a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.

Para as crianças – proposta 2:

Economia é a forma que cuidamos das coisas que temos.
Deus nos Deus um meio de vida sustentável e, pela ação irresponsável das pessoas, corremos o risco de sofrer consequencias dolorosas.
No início, Deus criou o Universo e havia tudo o que é preciso para a sobrevivência de todas a Criação. Deus também criou o homem e a mulher para que cuidasse do que ele havia criado.
Tudo era muito bom, a água era limpa e corria pelos rios com toda força, o vento soprava no céu azul livre de poluição, havia muitos pássaros e animais de todas as espécies, cores e tamanhos que andavam pela Terra livremente., Havia muitas plantas, árvores que davam muitos frutos que sustentavam todos os seres vivos.
O tempo passou ............

(se quiser o catequista pode ir fazendo um desenho da terra (ou pedir para as crianças fazerem) e colocando bonequinhos para representar os seres humanos, prédios, casinhas, casarões, casebres, empresas com chaminé poluindo o ar, rios sujos....)

E hoje: como estão os rios que Deus criou? E o ar que respiramos? – Deixar as crianças responderem.

(O catequista e/ou as crianças pode(m) ir poluindo os rios, secando as plantas – deixando as folhas amarelas – cortando árvores.....)

Há tanta terra neste mundo e tanta gente desabrigada, sem ter onde morar, passando fome, frio, doente, perambulando pelas ruas...
Muitas pessoas tem muitos bens, muita terra, onde tudo é bastante. Outros precisam ser ajudados porque não tem nem onde morar. Isso é desigualdade social.
Todos nós temos “vida” e precisamos de um lugar seguro e confortável para viver com dignidade, para viver bem,. Como Deus quer. Mas não é assim. O nosso mundo está bagunçado. Precisamos agir para proteger e cuidar o meio ambiente. Um dia vocês terão filhos e seu filhos terão outros filhos. Se agora não cuidarmos da terra, do ar, da água, das plantas, como nossos filhos e os filhos dos nossos filhos viverão? Precisamos ser solidários, aprender a cuidar, a repartir, ser fraterno e ser cuidadoso.

Uma historinha para as crianças: A LENDA DOS TRES AMIGOS

Se o catequista quiser pode contar esta história ou outra que ele tiver (passe sua história para outros catequistas)

Um homem tinha três amigos.
Certo dia ele foi chamado pelo juiz.
Mas ficou com medo de ir sozinho e foi pedir a seus amigos para o acompanharem.
E sabe o que os três amigos lhe disseram?
O primeiro respondeu simplesmente:
Me desculpe, eu não posso ir com você: mas a despesa da viagem, deixe por minha conta.
O segundo amigo disse o seguinte:
Olhe, vou acompanhar você até a porta, mas na sala do juiz é que não entro.
Finalmente, o terceiro amigo disse:
Isso é comigo! Eu irei com você e farei sua defesa.

Vocês sabem o nome desses três amigos?
O primeiro chama-se “dinheiro” - quando morremos, ele paga o nosso enterro, mas não vai com a gente.
O segundo é a nossa “família” - quando morremos, ela nos acompanha até sermos enterrados, mas não pode nos acompanhar é obrigada a nos deixar lá sozinhos.
O terceiro amigo chama-se “boas obras” - quando morremos, elas nos acompanham até a presença de Deus, e quando formos julgados por Deus elas é que nos defenderão.

Uma oração para fazer com as crianças

Deus amado, ajuda-nos a sermos mais cuidadosos com o lugar onde vivemos. Precisamos aprender a mudar as nossas atitudes em favor da vida em todos o Planeta. Queremos deixar o nosso mundo arrumado e saudável. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém.

Um canto para alegrar o seu encontro

Somos gente da esperança que caminha rumo ao Pai
Somos povo da Aliança que já sabe aonde vai
De mãos dadas a caminho porque juntos somos mais
Pra cantar um novo hino de unidade, amor e paz
Para que o mundo creia na justiça e no amor
Formaremos um só povo, num só Deus, num só pastor

Fonte:
http://catequesesantaisabel.blogspot.com/

quinta-feira, 11 de março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Kit Amizade



Junte os seguintes itens: Band-aid, velinha, bolinha de chocolate, algodão, clipes, elástico e carinha feliz.Coloque tudo dentro de um saquinho com a seguinte mensagem:

Kit AmizadeAlgodão: que você tenha sempre o apoio "macio" dos amigos.
Bolinha: saia rolando pela vida...Nunca se arraste!
Clipes: que você mantenha sempre todas as coisas juntas, unidas.
Band-aid: que você conssiga curar os sofrimentos físicos e emocionais.
Vela: que a luz sempre brilhe em todos os lugares.
Elástico: que você seja sempre flexível, para resolver seus problemas com serenidade.
Carinha Feliz: lembre-se: seu rosto é de quem o vê, distribua sorrisos.

Fonte:
http://belasiao.blogspot.com/