terça-feira, 26 de outubro de 2010

Encontro: Gosto de Escutar

Catequese

Escutar Jesus

I – Gosto de Escutar


Convidam-se as crianças a, durante uns momentos, fazerem silêncio procurando escutar diversos sons e ruídos exteriores.

Dialogar sobre os seguintes aspectos:

- o que ouviram?

- Que gostaram mais de ouvir? Porquê?

- o que é necessário para ouvir bem?

Para escutarmos bem é preciso fazermos silêncio, prestar muita atenção e ouvir com interesse.

Há pessoas que têm coisas muito importantes para nos dizer: os pais, os professores, os avós… Porque são importantes para nós quando nos falam, nós prestamos atenção e escutamos com interesse as suas palavras. Portanto, às pessoas mais queridas, ouvimo-las com mais gosto.

Ora Jesus é a pessoa mais importante para nós. É o nosso grande Amigo. E, porque é amigo, fala-nos e as Suas Palavras são escutadas, por nós, com interesse.


II – Todos se maravilham com as Palavras de Jesus

As pessoas que viveram no tempo de Jesus, e que eram Suas amigas, também gostavam muito de ouvir as Suas Palavras. Algumas faziam muito esforço para O ouvir, iam de terra em terra com Ele e às vezes até se esqueciam de comer. É que Jesus dizia coisas muito importantes. Ele proclamava a Palavra de Deus. Falava de uma maneira que impressionava todos quantos O ouviam. Por isso, a Bíblia diz “todos se maravilhavam com as Suas Palavras e ficavam vivamente impressionados, porque Ele falava como quem possui autoridade”.

As Palavras de Jesus causavam admiração nas pessoas, de tal modo que faziam tudo para não perderem nenhuma. Mesmo os Maios pequeninos gostavam de O escutar. O que Ele dizia era uma Boa Notícia (é a isso que chamamos Evangelho).

Ao longo dos tempos, muita gente tem escutado, com muito interesse, a Palavra de Jesus. Alguns dos Seus discípulos puseram por escritos parte das Suas palavras, redigindo os Evangelhos. Por eles, Jesus continua a falar-nos ainda hoje.

III – Quero escutar Jesus

As Palavras que Jesus nos dirige estão escritas no livro da Palavra de Deus, chamado a Bíblia. (mostrar)

Quando na catequese lemos a Bíblia, é Jesus que nos fala.

Quando na missa se proclama a Palavra de Deus é também Jesus que nos fala.

A Bíblia é, assim, para nós os cristãos, um livro muito importante e diferente de todos os outros, porque contém a Palavra de Deus. Por isso, quando se lê o Evangelho, pomo-nos de pé, em sinal de respeito pela Palavra de Jesus e dizemos aclamando, no inicio e no fim da leitura: - “Glória a Vós, Senhor!”


4. Escutar Jesus

Palavra da Salvação!

G__________________________!

Como se chama o livro da Palavra de Deus? ___________.

As pessoas maravilhavam-se ao ouvir Jesus porque Ele proclamava a ________________________________


Desenha como deves ouvir a Palavra de Deus

4. Escutar Jesus

Palavra da Salvação!

G__________________________!

Como se chama o livro da Palavra de Deus? ___________.

As pessoas maravilhavam-se ao ouvir Jesus porque Ele proclamava a ________________________________

A SANTA MISSA

A Santa Missa é a celebração da Vida e em cada Ritual celebramos o mistério da nossa fé e salvação em Cristo Jesus. Nossa preparação para a Missa começa em casa. Para isso são necessários alguns cuidados:

Levar a Bíblia e o boletim de presença. Não se esqueça de marcar as leituras da Bíblia em casa, para não ficar perdido, durante a missa.

Para ir à casa de Deus devemos usar roupas discretas e decentes, que demonstrem o nosso respeito para com Deus, para com o nosso corpo, e para com os irmãos.

Chegar na Igreja 15 MINUTOS ANTES DO HORÁRIO da Missa, para se acomodar bem e se preparar para a Celebração. NUNCA DEVEMOS CHEGAR ATRASADOS!

Ir ao banheiro ou beber água ANTES de começar a Missa, para evitar sair durante a celebração da Missa, a não ser em caso de emergência.

Ao entrar na casa do Pai, fazemos o sinal da cruz e uma prece a Deus. Não esquecer de rezar uma Ave-Maria para Nossa Senhora!

Enquanto aguardamos o início da Missa, permanecemos sentados em silêncio, preparando o coração para a celebração da Missa. Nunca conversar em voz alta na Igreja, pois é falta de respeito.


Ritual de entrada: Cantamos para expressar alegria por estar reunidos com os irmãos para louvar, agradecer e adorar a Deus, que vem ao nosso encontro através de Cristo, representado pelo Sacerdote, que nos cumprimenta em nome da Santíssima Trindade: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo.


Ato Penitencial: É momento de refletir, fazer um exame de consciência, se arrepender e pedir perdão de nossas faltas, com o firme propósito de mudar de atitude.


GLÓRIA: Após receber o perdão dos pecados, agradecemos e glorificamos a Deus cantando o Glória.


Rito da Palavra: Deus se comunica conosco, através das três leituras da Missa. Através da 1ª e da 2ª leituras, vemos a manifestação do amor e do poder de Deus na trajetória de Seu povo. Através dos Salmos nós louvamos e agradecemos a Deus pelas suas maravilhas e no Evangelho (Boa Nova) recebemos os ensinamentos de Jesus. A Palavra de Deus nos transforma!

-Na homilia, o Sacerdote faz uma reflexão sobre as leituras, resume a mensagem de Deus e a adapta para a nossa realidade, fornecendo orientações para nosso crescimento espiritual.

creio ou profissão de fé: O Creio é a oração que resume os fundamentos da nossa fé. Ao rezar o Creio estamos confirmando nossa fé e o compromisso com Cristo, assumido no Batismo.


Oração Comunitária: Nesta oração a comunidade eleva seus pedidos a Deus, conforme as necessidades.


Ofertório: Colocamos sobre o altar alimentos para os pobres, uma pequena parte do que conquistamos com nosso trabalho (dinheiro) para ser abençoado por Deus, e também toda a nossa vida para ser consagrada. O sacerdote oferece a Deus tudo o que é colocado no altar.

Oração Eucarística: Este é o momento mais importante da Missa, onde revivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e ocorre o milagre da Transubstanciação (a hóstia consagrada se transforma no corpo e sangue de Cristo).

* A CONSAGRAÇÃO: Esse momento é sagrado! Devemos permanecer em silêncio, com seriedade, prestando muita atenção no que está acontecendo no altar. Após cantar o “Santo”, nos ajoelhamos como sinal de respeito, pois estaremos atualizando o sofrimento de Cristo na Cruz. O sacerdote faz a consagração da hóstia, transformando o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo. No instante em que o Sacerdote levanta a Hóstia, dizendo: “Este é o Meu Corpo, tomai e comei...”, devemos ficar “de olhos bem abertos”! Quando o sacerdote se ajoelhar, nós devemos “abaixar a cabeça”, em sinal de respeito, por que estamos recordando a morte de Jesus Cristo.

Este é o momento ideal para fazer um pedido a Jesus, ou mesmo agradecer a Ele por seu amor!

Oração dos Fiéis: após a consagração, nós adoramos a Deus e pedimos pela nossa vida, pela nossa comunidade, pelos que partiram desta vida e pela unidade de nossa Igreja, para dar bom testemunho Jesus Cristo.


Pai NOSSO: A oração que Jesus nos ensinou. É a mais completa de todas e nos torna irmãos em Cristo.


Saudação da Paz: Saudamos-nos uns aos outros, desejando a “Paz de Cristo”, a verdadeira paz!


Piedade: Pedimos “Piedade” três vezes, para frisar que só Deus tira os pecados do mundo, através de Jesus, que é o Cordeiro de Deus.


COMUNHÃO: A mesa está posta e o alimento preparado: pelo Sacramento da Eucaristia nos unimos a Cristo, e recebemos a força necessária para enfrentar as lutas da vida.


DESPEDIDA: O sacerdote diz: -“Vamos em paz e que o Senhor vos acompanhe” e nos abençoa em nome da Santíssima Trindade. Cheios da graça de Deus, estamos prontos para praticar durante a semana tudo o que aprendemos na Santa Missa.

ENCERRAMENTO: A missa só acaba quando termina o cântico final. Só então devemos sair da Igreja ou, se não houver música, somente depois que os ministros, os coroinhas e o Sacerdote tiverem deixado o altar.

COMO SAIR DA IGREJA: Devemos sair com calma, sem pressa nem atropelos, sem barulho nem tumulto, respeitando os irmãos que também estão saindo da Igreja.



Dinamicas sobre diversos temas

CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE


Objetivo:
Reflexão sobre a realidade.

Material:
Fichas com nomes de profissões.

Como Fazer:
a) Cada participante recebe uma ficha com o nome de uma profissão e deve encarná-la.
b) Por um instante analisar a importância daquela profissão.
c) Depois da interiorização deve dizer: Vamos viajar porque aquela cidade fica distante (atitude de quem viaja no mar).
d) Depois dizer: o navio vai afundar só há um bote que pode salvar sete pessoas.
e) O grupo deverá decidir quais as profissões mais urgentes que devem ser salvas.
f) Analisar profundamente e iluminar com um texto bíblico.

Palavra:
Mt 7,26-27 e Salmos 127


--------------------------------------------------------------------------------

SENSAÇÕES DE VIDA OU MORTE


Objetivo:
Analisar a pratica e revisão de vida.

Material:
Duas velas uma nova e outra velha.

Como Fazer:
a) Grupo em círculo e ambiente escuro.
b) Eu..., tenho apenas cinco minutos de vida. Poderia ser feita em minha existência e deixar de fazer...(a vela gasta, acesa, vai passando de mão em mão).
c) Apaga-se a vela gasta e acenda a nova. Ilumina-se o ambiente.
d) A vela passa de mão em mão e cada um completa a frase: Eu..., tenho a vida inteira pela frente e o que eu posso fazer e desejo é ...
e) Analisar a dinâmica e os sentimentos.

Palavra:
Mt 6,19-24 e Salmos 1


--------------------------------------------------------------------------------

PERFUME - ROSA E BOMBA


Objetivo:
Celebração penitencial e compromisso.

Material:
Não há material, usar a imaginação.

Como Fazer:
a) O grupo deve estar em círculo.
b) Colocados, imaginariamente sobre a mesa, estão o perfume, a rosa e a bomba.
c) Um dos participantes pega inicialmente o vidro de perfume, faz o que quiser com ele e passa para o colega do lado.
d) Faz-se o mesmo com a rosa e por último com a bomba.

Palavra:
Mt 7, 7-12 e Salmos 101


--------------------------------------------------------------------------------

VALORES


Objetivo:
Reconhecer os valores e qualidades.

Material:
Cartões com valores escritos.

Como Fazer:
a) Cada pessoa recebe um cartão com um valor que ela possua.
b) Deixar um momento para a reflexão pessoal.
c) Depois cada um vai dizer se considera ter mesmo este valor ou não. E se reconhece no grupo alguém que tem o mesmo valor.
d) Só no final da dinâmica, alguns guardam para si, outros souberam reconhecer este valor em outra pessoa, outros até dividem o cartão com quem tem o mesmo valor.

Palavra:
1Cor. 12,4-11 e Lucas 1, 46-55


--------------------------------------------------------------------------------

VALORES II


Objetivo:
Ressaltar o positivo do grupo.

Material:
Folhas, canetas e alfinetes.

Como Fazer:
a) Cada participante recebe uma folha em branco.
b) Depois de refletirem um momento sobre suas qualidades, anotam na folha colocando o seu nome.
c) Em seguida prendem a folha com alfinete nas costas e andam pela sala, um lendo os valores dos outros e acrescentando valores que reconhecem no companheiro.
d) Só no final todos retiram o papel e vão ler o que os colegas acrescentaram.

Palavra:
Ef 4, 1-16 e Salmos 111


--------------------------------------------------------------------------------

A MALETA


Objetivo:
Conscientização sobre a estrutura da sociedade que reforça a defesa dos interesses particulares, não estimulando o compromisso solidário.

Material:
Uma maleta chaveada, chave da maleta, dois lápis sem ponta, duas folhas de papel em branco, dois apontadores iguais.

Como Fazer:
a) Forma-se duas equipes.
b) A uma equipe entrega-se a maleta chaveada, dois lápis sem ponta e duas folhas de papel em branco dentro da maleta.
c) A outra equipe entrega-se a chave da maleta e dois apontadores iguais.
d) O coordenador pede que as duas equipes negociem entre si o material necessário para cumprimento da tarefa que é a seguinte: Ambas deverão escrever: "Eu tenho Pão e Trabalho".
e) A equipe vencedora será a que escrever primeiro e entregar a frase para o coordenador.
f) A frase deve ser anotada no quadro ou em cartaz em letra grande e legível.

Palavra:
2Cor 9, 6-9 e Salmos 146


--------------------------------------------------------------------------------

VIRAR PELO AVESSO


Objetivo:
Despertar o grupo para a importância da organização.

Como Fazer:
a) Formar um círculo, todos de mãos dadas.
b) O coordenador propõe o grupo um desafio. O grupo, todos deverão ficar voltados para fora, de costas para o centro do círculo, sem soltar as mãos. Se alguém já conhece a dinâmica deve ficar de fora observando ou não dar pistas nenhuma.
c) O grupo deverá buscar alternativas, até conseguir o objetivo.
d) depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a estar como antes.

Comentários:
1. O que viam? Como se sentiram?
2. Foi fácil encontrar a saída? Porquê?
3. Alguém desanimou? Porquê?
4. O que isto tem a ver com o nosso dia a dia?
5. Nossa sociedade precisa ser transformada?
6. O que nós podemos fazer?

Palavra:
Ex 18, 13-27 e Salmos 114


--------------------------------------------------------------------------------

APOIO


Objetivo:
Mostrar-lhes a importância de se apoiar no irmão.

Como Fazer:
a) O coordenador deve pedir a todos os participantes que se apoiem em um pé só, onde deverão dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda, dar uma rodadinha, uma abaixada e etc.

Mensagem:
Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Por que ficarmos sozinhos se temos um ombro amigo do nosso lado?


--------------------------------------------------------------------------------

ARTISTA


Objetivo:
Mostra a todos que se não tivermos Deus em nossa vida tudo fica fora do lugar.

Material:
Lápis e papel.

Como Fazer:
a) O dirigente pede para os participantes fecharem os olhos.
b) Peça a cada participante que desenhe com os olhos fechados uma:

- Casa

- Nessa casa coloque janelas e portas.

- Ao lado da casa desenhe uma arvore.

- Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando.

- Uma pessoa com olhos, nariz e boca.

- Por fim peça para escreverem a seguinte frase: SEM A LUZ DE DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPÍRITO SANTO, TUDO FICA FORA DO LUGAR.
c) Peça para abrirem os olhos e fazer uma exposição dos desenhos passando de um por um.

Comentário:
Sem a luz e a presença do Pai, toda obra sai imperfeita. Deus é única luz. Sem ela só há trevas.


--------------------------------------------------------------------------------

DIFICULDADE


Objetivo:
Esclarecer valores e conceitos morais. Provocar um exercício de consenso, a fim de demonstrar sua dificuldade, principalmente quando os valores e conceitos morais estão em jogo.

Como Fazer:
a) O coordenador explica os objetivos do exercício.
b) A seguir distribuirá uma cópia do "abrigo subterrâneo" a todos os participantes, para que façam uma decisão individual, escolhendo as seis pessoas de sua preferência.
c) Organizar, a seguir, subgrupos de 5 pessoas, para realizar a decisão grupal, procurando-se alcançar um consenso.
d) Forma-se novamente o grupo maior, para que cada subgrupo possa relatar o resultado da decisão grupal.
Segue-se um debate sobre a experiência vivida.

ABRIGO SUBTERRÂNEO
Imaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio.

Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas.

Há doze pessoas interessadas a entrar no abrigo.

Faça sua escolha, destacando seis somente.
Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;
Um advogado, com 25 anos de idade;
A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;
Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco anos;
Uma prostituta, com 34 anos de idade;
Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários assassinatos;
Uma universitária que fez voto de castidade;
Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;
Um declamador fanático, com 21 anos de idade;
Uma menina com 12 anos e baixo QI;
Um homossexual, com 47 anos de idade;
Um deficiente mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epilépticos.


--------------------------------------------------------------------------------

PESSOAS BALÕES


Objetivo:
Reflexão sobre a vivência comunitária; reflexão sobre as dificuldades em se superar críticas ou ofensas recebidas.

Material:
Um balão cheio e um alfinete.

Como Fazer:
a) O coordenador deve explicar aos participantes porque certas pessoas em determinados momentos de sua vida, se parecem com os balões:

- Alguns estão aparentemente cheios de vida, mas por dentro nada mais têm do que ar;

- Outros parecem ter opinião própria, mas se deixam lavar pela mais suave brisa;

- Por fim, alguns vivem como se fossem balões cheios, prestes a explodir; basta que alguém os provoque com alguma ofensa para que (neste momento estoura-se um balão com um alfinete) "estourem".
b) Pedir que todos dêem sua opinião e falem sobre suas dificuldades em superar críticas e ofensas.


--------------------------------------------------------------------------------

SER IGREJA


Objetivo:
Realçar a importância de cada um de nós na comunidade cristã.

Material:
Uma folha em branco para cada um.

Como Fazer:
a) Entregar uma folha de papel ofício para os participantes.
b) Pedir para todos ao mesmo tempo, movimentar as folhas e observar; todos unidos formarão uma sintonia alegre, onde essa sintonia significa nossa caminhada na catequese, e quando iniciam alguma atividade estaremos alegres e com isso teremos coragem de enfrentar tudo, quando catequizar é nossa salvação.
c) Mas no decorrer do tempo, as dificuldades aumentaram, ficamos desmotivados por causa das fofocas, reclamações, atritos etc. Com isso surgem as dificuldades, os descontentamentos.
d) Juntos vamos amassar a nossa folha para que não rasque, e voltaremos a movimentar a folha, todos juntos, verificando que não existe a sintonia alegre, agora só resta silêncio.
e) Pegaremos essa folha, colocando-a no centro da mão e fechando a mão, torcendo o centro da folha, formará uma flor.
f) Essa flor será nossa motivação, nossa alegria daqui pra frente dentro da catequese.

Comentário:
É um convite para uma esperança, para que assumamos a responsabilidade de realizar a vida. Todos nós apenas uma parcela pessoal e social, nessa construção de uma humanidade nova? Cheia de esperança e realizações.

Palavra:
Mc 3, 31 - 35


--------------------------------------------------------------------------------

O BARCO


Objetivo:
Aumentar a fé em Jesus; conscientizar o ser missionário de cada um; vestir a camisa de Cristo.

Material:
Uma folha em branco para cada um.

Como Fazer:
a) Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida nós podemos representar como um barco que navega em alto mar. (fazer o barco de papel).
b) Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva à naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco.
c) O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo. Ex: Ambição, drogas, televisão, inveja, etc.
d) Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
e) Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco está pesando: egoísmo, infidelidade, impaciência, desamor, falta de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco)
f) Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta para cima: é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível)
g) Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou. (Abrindo parece uma camisa)

Comentário:
a) Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida nós podemos representar como um barco que navega em alto mar. (fazer o barco de papel).
b) Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva à naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco.
c) O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo. Ex: Ambição, drogas, televisão, inveja, etc.
d) Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
e) Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco está pesando: egoísmo, infidelidade, impaciência, desamor, falta de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco)
f) Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta para cima: é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível)
g) Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou. (Abrindo parece uma camisa)

Palavra:
Mt 8, 23 - 27

Dinâmica para Boas Vindas


(Durante a narrativa da historia o grupo deve fazer gestos a cada vez que aparecem as palavras)

PAZ – Um aperto de mão
AMOR – bater palmas três vezes
SORRISO – uma gargalhada


Boas vindas – Um abraço em todos os amigos. Incentive a turma a fazer os gestos com rapidez, sem retardar o ritmo da narrativa, procurando pessoas diferentes a cada vez que o gesto se repetir.


Narrativa
Era uma vez uma pessoa chamada Amor. Aquela pessoa chamada Amor sonhava sempre com a paz.
Certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele encontrasse a paz.
E foi exatamente naquele dia que o Amor saiu a procura da paz.
Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios.
Então, Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos comunicava a paz.
E percebeu que a paz existe no intimo de cada pessoa e, para vê-la basta aprender a dar um sorriso.
No mesmo instante, seus amigos perguntaram juntos: Amor, ó Amor! Você sabe onde está a paz?
Ao que ele respondeu: Sim, encontrei a paz.
Ela existe dentro de cada um de nós. Basta sabermos dar um sorriso.
Então, todos os que têm Amor tragam a paz e o sorriso para cá.
E assim, todos ouçam cada um dizer. Bem vindos!

Roteiro do Terço Com Crianças

ROTEIRO DO TERÇO COM CRIANÇAS

Preparar o ambiente com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e contar do pedido que ela fez aos pastorinhos. (Procurar contar como se fosse uma história, interagindo com as crianças).
Há muitos anos atrás, durante a 1º guerra mundial, no dia 13 de maio, Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos em Portugal, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7. Ela fez outras aparições depois. E no dia 13 de outubro, na sua última aparição, setenta mil pessoas esperavam por ela no mesmo lugar e foram testemunhas de um milagre: o sol parecia mover-se medrosamente, como se estivesse para destacar-se do firmamento, crescendo entre as chamas muito coloridas. Nossa Senhor apareceu então e pediu aos cristãos: "Rezem o terço todos os dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores; são muitos os que vão para o mal por não terem quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles.”
Distribuir as orações iniciais e as dezenas POR TURMAS, ou da melhor forma possível, fazendo com que, a cada Pai Nosso e cada Ave Maria, uma criança diferente comece. O comentarista explica ás crianças a dinâmica da oração. Se houver espaço suficiente e crianças suficientes, elas podem ir se posicionando de maneira a formar o terço. (Pode-se começar a partir da oração do Creio, pedindo que a primeira criança vá se posicionando para formar o desenho do terço, se o espaço permitir, que elas sentem no chão numa posição confortável, como se fossem mesmo “bolinhas”).

COMENTÁRIO: A oração do terço é uma maneira de meditarmos sobre a vida de Jesus e o mistério da salvação, através dos olhos amorosos de sua mãe Maria. A oração do terço pode ser feita sempre que você desejar. Hoje nós vamos rezar um terço diferente, parecido com o terço bizantino. É bem simples e muito bom. Rezando sempre que puder, você vai fortalecer sua fé e disciplinar-se para ter um tempinho para Deus.
SINAL DA SANTA CRUZ: Para começar façamos o sinal da cruz assim:
Na testa: "+Pelo sinal da Santa Cruz,
Na boca: +livrai-nos, Deus, Nosso Senhor,
No coração: +dos nossos inimigos”.
CANTO: Vamos cantar agora um bonito canto a Maria, que tenho certeza todos sabem: “Mãezinha do Céu.......

ORAÇÃO INICIAL: Vamos pedir agora com uma oração que o Espírito Santo nos ilumine neste terço:
"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém"
(Todas as vezes que rezamos o terço, fazemos um oferecimento ou rezemos com uma intenção, um pedido)

OFERECIMENTO: Divino Jesus, nós lhe oferecemos este Terço contemplando o mistério de sua salvação. Conceda-nos, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes que são necessárias para bem rezá-lo e a graça de atender os pedidos que fazemos nesta oração. Oferecemos particularmente este Terço, por todas as crianças do mundo e suas famílias, pelo aumento das vocações e pelos nossos padres. Ò Maria, Rainha do Clero, rogai por nós; obtendo-nos numerosos e santos sacerdotes para guiar a nossa Igreja.
Comentário: Vamos começar, todos com o terço na mão. Segurando a cruzinha do terço, para atestar a nossa fé em todas as verdades ensinadas por Cristo, vamos rezar o CREIO. (convidar uma criança para rezar ao microfone e se posicionar).
Creio em Deus Todo poderoso...
Comentário: agora, na bolinha maior, vamos rezar Um Pai-Nosso (uma criança ao microfone já se posiciona, fazer isso em todos os Pai-Nosso do terço).
Nas três bolinhas menores vamos fazer assim: (pede a cada criança que representa a Ave Maria para se posicionar na hora da oração).
Vamos rezar três Ave- Marias, mas antes de começar a primeira vamos dizer juntos:
E o anjo anunciou a Maria - E ela concebeu do Espírito Santo
Ave Maria...
Agora, antes de começar a segunda vamos dizer juntos:
Eis que a Serva do Senhor - Faça-se em mim segundo a vossa palavra
Ave Maria...
Na terceira Ave Maria, vamos dizer:
E o Verbo se fez carne - E habitou entre nós.
Ave Maria...
Agora rezemos todos juntos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
Agora, nesta bolinha maior vamos rezar um PAI NOSSO. (a criança escolhida reza ao microfone e se posiciona, repetir nas outras orações do Pai Nosso).
Em seguida temos a primeira dezena do terço, onde rezamos 10 Ave-marias, mas hoje vamos fazer um pouquinho diferente, vamos rezar a primeira parte da oração, Ave Maria... até chegar ao “bendito é o fruto do vosso ventre Jesus”, aí paramos, em seguida, quem vai fazer a primeira intenção se posiciona.

1ª DEZENA -
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELA FAMÍLIA: (a cada pedido uma criança se posiciona como “bolinha”, repetir em todas as outras dezenas)
Santa Maria, Mãe de Deus, olha por nossos familiares.
A oração do Glória vamos rezar todos juntos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Agora estamos na bolinha maior e vamos rezar o PAI NOSSO.

2ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELOS AMIGOS:
Santa Maria, Mãe de Deus, cuida dos meus amigos e amigas.
Agora o Glória, todos juntos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Bolinha maior novamente: PAI NOSSO...

3ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração POR TODAS AS CRIANÇAS QUE NÃO ESTÃO NA CATEQUESE
Santa Maria, Mãe de Deus,ILUMINAI e TOCAI O CORAÇÃO DESSAS CRIANÇAS..
Vamos ao Glória: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Vamos rezar então o PAI NOSSO...

4ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELA NOSSA IGREJA
Santa Maria, Mãe de Deus guia da nossa Igreja, leve-nos até Jesus.
Demos Glória: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

PAI NOSSO

5ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELA PAZ NO MUNDO:
Santa Maria, Mãe de Deus, ajuda-nos a buscar a paz no mundo.
Rezemos o Glória: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

AGRADECIMENTO: Agradecemos imensamente, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de suas bondosas mãos. Mantenha-nos, com seu coração de mãe, agora e para sempre, debaixo de seu poderoso amparo, e para melhor expressarmos o nosso agradecimento, nós a saudamos com uma Salve, Rainha.
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, Pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Cantemos agora um lindo canto de consagração a Maria:
Ó minha Senhora e também minha mãe, eu vos ofereço, inteiramente todo a vós...
V amos rezar agora ao nosso anjo da guarda para que caminhe conosco de volta para casa e guie nossos passos sempre: Santo Anjo do Senhor.....
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

OBSERVAÇÃO: Distribuir ás crianças uma folha com as orações: Creio, Glória, Pai Nosso, Ave Maria, Salve Rainha e Santo Anjo. E também os dois cantos. As crianças que farão a “Intenção” de cada dezena,é bom que tenham ter um papelzinho com ela escrita.