sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quaresma



Tempo de olhar para dentro de nós

A quaresma tem seu início na Quarta-feira de cinzas e se estende até o Domingo de Ramos. Dá-se o nome de quaresma referindo-se ao número 40 na Bíblia que fala dos 40 dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo judeu, dos 40 dias de Moisés e Elias na montanha e dos 40 dias que Jesus passou no deserto. A Igreja também adota a cor roxa que significa luto e penitência.

Sendo assim a quaresma é um tempo de conversão, de perdão, de olhar para dentro de nós e retirar o que nos afasta de Deus através de uma boa confissão. É um tempo onde a Igreja nos convida a estar junto com o Senhor no deserto (Mt 4,1-11), momento de refletirmos nossa vida como cristãos. E para viver bem nossa quaresma precisamos abrir o nosso coração buscando viver as práticas quaresmais que são: Oração, Obras de caridade e Jejum. Tempo de mergulhar na paixão, morte e ressurreição de Jesus, voltando nosso olhar para o Crucificado na esperança da ressurreição. É estar buscando o silêncio interior, o recolhimento e atitudes de conversão.

E neste período quaresmal a Igreja do Brasil vivencia a Campanha da Fraternidade que este ano tem como lema: Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Convidando-nos a ter o Senhor como nossa única riqueza. Por isso vivemos este tempo com profundo desejo de conversão que possamos chegar ao final desta quaresma celebrando a ressurreição do Senhor com o coração decidido em viver uma nova vida.

Nenhum comentário: