quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encontro: Maria nossa Intercessora

Maria nossa Intercessora


- Objetivo do encontro
Despertar nos catequizandos um amor Mariano por meio de sua interseção e aparições (títulos), e ao mesmo tempo ensiná-los a orar pelo seu próximo.

- Ambientação
Antes que os catequizandos cheguem, preparar uma mesa com flores e uma imagem de Nossa Senhora e fazer um circulo com as cadeiras em volta. Escrever bem grande na lousa com giz colorido “Maria nossa Intercessora”.

- Oração inicial
Na Oração inicial acender uma vela que irá passar de mão em mão entre todos os catequizandos (de preferência uma vela grande ou de sete dias, mas seja qual for a vela, utilize um suporte para que os catequizandos não corram o risco de se queimar), então cada pessoa quando chegar a sua ver de pegar a vela, no silêncio do seu coração, faz um pedido por uma pessoa que esteja precisando de oração, por que está doente, triste e etc. O objetivo da oração é fazer os catequizandos rezarem por outras pessoas. Enquanto isso todos os outros ficam em silêncio para não atrapalhar a oração de quem está com a vela. O Catequista deve começar para dar exemplos aos catequizandos. Depois que todos tiverem feito seus pedidos, o catequista pega a vela e a põe ao lado da imagem de Maria, então todos juntos estendem as mãos em direção da vela e rezam juntos uma Ave-Maria por todos os pedidos.

- Ver
Interceder é rezar por alguém! Maria é a nossa intercessora, ela esta lá no céu olhando e rezando a Deus por cada um de nós. Assim como você rezou por outra pessoa agora á pouco, ela também reza por você!
Maria foi totalmente aberta á Palavra de Deus. Disse “sim”. Por isso, Deus nasceu n seu coração, Deus morou nela e a fez mãe do seu Filho único – Jesus.
Graças ao “sim” de Maria, Deus Criador do Universo se tornou uma criança. Maria Carregou esta criança no colo, ajudou a criança caminhar, a falar; Ela se doou totalmente a seu Filho.
Atividade 01

-Perguntar aos catequizandos: “O que é dizer SIM a Deus? Como nós, hoje podemos dizer SIM a Deus?” (Deixar os catequizandos à vontade para que possam se expressar, e ensiná-los á seguir o exemplo de Maria.)
Mostrar a Imagem de Maria que esta sobre a mesa e perguntar quem é. “Maria é a Nossa Senhora que nós invocamos com diversos títulos!” Contar um pouco a história do título da imagem escolhida (exemplo: Aparecida, Guadalupe etc.).
Atividade 02
-Pedir para os catequizandos falarem outros títulos de Nossa Senhora que eles souberem e todos respondem: “Rogai por Nós!”.

- Iluminar
(Lc 1, 26-38) “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria... Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensa n que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus . Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi;e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na as velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.”
Maria disse SIM a Deus e aceita sua missão de ser a Mãe de Jesus... De um lado a humildade perfeita de uma virgem, de outro o poder absoluto de Deus.

- Agir
Incentivá-los a rezar pelos outros, pedindo a interseção de Maria. Durante essa semana rezar uma Ave-Maria para uma pessoa diferente todos os dias.

- Oração final
Música: “Maria de Nazaré”
1. Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé
e por filho me adotou. Às vezes eu paro e fico a pensar
e sem perceber me velo
a rezar e meu coração se põe a cantar. Pra virgem de Nazaré.
Menina que Deus amou e escolheu pra Mãe de Jesus,
O Filho de Deus.
Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Mãe do céu.
Ave Maria (3x) Mãe de Jesus.
1. 2. Maria que eu quero bem, Maria do puro amor,
Igual a você ninguém, mãe pura do meu Senhor.
Em cada mulher que a terra criou um traço de Deus Maria deixou,
Um sonho de Mãe Maria plantou pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar, Maria que fez Jesus caminhar.
Maria que só viveu pra seu Deus, Maria do povo meu.

Oração: Vamos pedir a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que nos possamos ter o dom da humildade que Ela possui, e uma inteira confiança na onipotência divina. Ave-Maria, cheia de graça...

Catequista: Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe!
Catequizandos: Graças a Deus!

4 comentários:

Amar como Jesus amou! disse...

Parabéns pelo seu blog... muito legal... Tbm tenho um blog para evangelização... se quiser visitar e divulgar: http://discipulajesus.blogspot.com/
Abraços e que DEUS abençoe
Ana Paula

Danilo, Denise, Ecsele e Viviane. disse...

Parabéns, pelo seu blog! Simples e direto, objetivo. Que Deus continue te iluminando e abençoando!

Unknown disse...

Gostei bastante vou dar o encontro com base nos seus ensinMentos

Caroline disse...

Que encontro lindo! Me emocionei lendo e imaginando acontecendo com minhas crianças da catequese.