terça-feira, 26 de outubro de 2010

Roteiro do Terço Com Crianças

ROTEIRO DO TERÇO COM CRIANÇAS

Preparar o ambiente com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e contar do pedido que ela fez aos pastorinhos. (Procurar contar como se fosse uma história, interagindo com as crianças).
Há muitos anos atrás, durante a 1º guerra mundial, no dia 13 de maio, Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos em Portugal, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7. Ela fez outras aparições depois. E no dia 13 de outubro, na sua última aparição, setenta mil pessoas esperavam por ela no mesmo lugar e foram testemunhas de um milagre: o sol parecia mover-se medrosamente, como se estivesse para destacar-se do firmamento, crescendo entre as chamas muito coloridas. Nossa Senhor apareceu então e pediu aos cristãos: "Rezem o terço todos os dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores; são muitos os que vão para o mal por não terem quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles.”
Distribuir as orações iniciais e as dezenas POR TURMAS, ou da melhor forma possível, fazendo com que, a cada Pai Nosso e cada Ave Maria, uma criança diferente comece. O comentarista explica ás crianças a dinâmica da oração. Se houver espaço suficiente e crianças suficientes, elas podem ir se posicionando de maneira a formar o terço. (Pode-se começar a partir da oração do Creio, pedindo que a primeira criança vá se posicionando para formar o desenho do terço, se o espaço permitir, que elas sentem no chão numa posição confortável, como se fossem mesmo “bolinhas”).

COMENTÁRIO: A oração do terço é uma maneira de meditarmos sobre a vida de Jesus e o mistério da salvação, através dos olhos amorosos de sua mãe Maria. A oração do terço pode ser feita sempre que você desejar. Hoje nós vamos rezar um terço diferente, parecido com o terço bizantino. É bem simples e muito bom. Rezando sempre que puder, você vai fortalecer sua fé e disciplinar-se para ter um tempinho para Deus.
SINAL DA SANTA CRUZ: Para começar façamos o sinal da cruz assim:
Na testa: "+Pelo sinal da Santa Cruz,
Na boca: +livrai-nos, Deus, Nosso Senhor,
No coração: +dos nossos inimigos”.
CANTO: Vamos cantar agora um bonito canto a Maria, que tenho certeza todos sabem: “Mãezinha do Céu.......

ORAÇÃO INICIAL: Vamos pedir agora com uma oração que o Espírito Santo nos ilumine neste terço:
"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém"
(Todas as vezes que rezamos o terço, fazemos um oferecimento ou rezemos com uma intenção, um pedido)

OFERECIMENTO: Divino Jesus, nós lhe oferecemos este Terço contemplando o mistério de sua salvação. Conceda-nos, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes que são necessárias para bem rezá-lo e a graça de atender os pedidos que fazemos nesta oração. Oferecemos particularmente este Terço, por todas as crianças do mundo e suas famílias, pelo aumento das vocações e pelos nossos padres. Ò Maria, Rainha do Clero, rogai por nós; obtendo-nos numerosos e santos sacerdotes para guiar a nossa Igreja.
Comentário: Vamos começar, todos com o terço na mão. Segurando a cruzinha do terço, para atestar a nossa fé em todas as verdades ensinadas por Cristo, vamos rezar o CREIO. (convidar uma criança para rezar ao microfone e se posicionar).
Creio em Deus Todo poderoso...
Comentário: agora, na bolinha maior, vamos rezar Um Pai-Nosso (uma criança ao microfone já se posiciona, fazer isso em todos os Pai-Nosso do terço).
Nas três bolinhas menores vamos fazer assim: (pede a cada criança que representa a Ave Maria para se posicionar na hora da oração).
Vamos rezar três Ave- Marias, mas antes de começar a primeira vamos dizer juntos:
E o anjo anunciou a Maria - E ela concebeu do Espírito Santo
Ave Maria...
Agora, antes de começar a segunda vamos dizer juntos:
Eis que a Serva do Senhor - Faça-se em mim segundo a vossa palavra
Ave Maria...
Na terceira Ave Maria, vamos dizer:
E o Verbo se fez carne - E habitou entre nós.
Ave Maria...
Agora rezemos todos juntos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
Agora, nesta bolinha maior vamos rezar um PAI NOSSO. (a criança escolhida reza ao microfone e se posiciona, repetir nas outras orações do Pai Nosso).
Em seguida temos a primeira dezena do terço, onde rezamos 10 Ave-marias, mas hoje vamos fazer um pouquinho diferente, vamos rezar a primeira parte da oração, Ave Maria... até chegar ao “bendito é o fruto do vosso ventre Jesus”, aí paramos, em seguida, quem vai fazer a primeira intenção se posiciona.

1ª DEZENA -
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELA FAMÍLIA: (a cada pedido uma criança se posiciona como “bolinha”, repetir em todas as outras dezenas)
Santa Maria, Mãe de Deus, olha por nossos familiares.
A oração do Glória vamos rezar todos juntos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Agora estamos na bolinha maior e vamos rezar o PAI NOSSO.

2ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELOS AMIGOS:
Santa Maria, Mãe de Deus, cuida dos meus amigos e amigas.
Agora o Glória, todos juntos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Bolinha maior novamente: PAI NOSSO...

3ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração POR TODAS AS CRIANÇAS QUE NÃO ESTÃO NA CATEQUESE
Santa Maria, Mãe de Deus,ILUMINAI e TOCAI O CORAÇÃO DESSAS CRIANÇAS..
Vamos ao Glória: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Vamos rezar então o PAI NOSSO...

4ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELA NOSSA IGREJA
Santa Maria, Mãe de Deus guia da nossa Igreja, leve-nos até Jesus.
Demos Glória: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

PAI NOSSO

5ª DEZENA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Agora nós vamos repetir DEZ vezes a nossa oração PELA PAZ NO MUNDO:
Santa Maria, Mãe de Deus, ajuda-nos a buscar a paz no mundo.
Rezemos o Glória: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

AGRADECIMENTO: Agradecemos imensamente, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de suas bondosas mãos. Mantenha-nos, com seu coração de mãe, agora e para sempre, debaixo de seu poderoso amparo, e para melhor expressarmos o nosso agradecimento, nós a saudamos com uma Salve, Rainha.
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, Pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Cantemos agora um lindo canto de consagração a Maria:
Ó minha Senhora e também minha mãe, eu vos ofereço, inteiramente todo a vós...
V amos rezar agora ao nosso anjo da guarda para que caminhe conosco de volta para casa e guie nossos passos sempre: Santo Anjo do Senhor.....
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

OBSERVAÇÃO: Distribuir ás crianças uma folha com as orações: Creio, Glória, Pai Nosso, Ave Maria, Salve Rainha e Santo Anjo. E também os dois cantos. As crianças que farão a “Intenção” de cada dezena,é bom que tenham ter um papelzinho com ela escrita.

8 comentários:

Unknown disse...

eu gostei da ajuda pois eu vou fazer um terço com as criançaas na igreja do rosário em areado-mg

Unknown disse...

Muito obrigada, vai ajudar muito com as crianças!!!

Unknown disse...

Amei, vou rezar o primeiro terço com meus catequizandos aqui em Arcos, MG e queria um terço diferente. Muito obrigado! Paz e Bem! Abraço.

Unknown disse...

Muito bom, vou coordenar o terço das crianças na minha paróquia

Unknown disse...

Muito bom e fácil pra crianças da segunda etapa

Unknown disse...

Gostei muito pois vou formar um grupo de crianças para rezamos o terço aqui na minha comunidade SÃO PEDRO APÓSTOLO

Unknown disse...

Gostei das dicas irão me ajudar muito

Unknown disse...

Moro numa comunidade rural e na venho trabalhando com as crianças na oração do terço. Rezando sábado sim, sábado não, nas casas de enfermos da comunidade. É gratificante. Qdo a casa exige uma caminhada maior, eles levam lanche e paramos para um piquenique, eles curtem muito.