sábado, 12 de março de 2011

CF PARA PRÉ CATEQUESE

Material retirados do Blog:


lá tem várias dicas legais para trabalhar a CF com as crianças.



· Uma sugestão é fazer uma contação de história com o livro O Planetinha disponível no link. Após a contação, falar do tema da CF 2011, associando-o ao livrinho (isso de forma bem breve, numa linguagem o mais fácil possível) e xerocar uma das partes do livro (sugiro a última gravura) para a turminha pintar. Em seguida expor as pinturas dos pequenos num varal.

· Levar para o encontro várias imagens como rio sujo, peixes mortos, queimadas, etc. Expor essas imagens no chão e pedir que a turminha sente ao redor para observar. Entregar a cada dupla uma imagem e pedir que conversem sobre o que veem e de que forma a natureza está sofrendo, quem pode ter causado aquilo. Depois criar uma lista a partir das sugestões dos catequizandos, com regrinhas. O título pode ser: Como cuidar do meio ambiente (ou outro que quiserem).

· Sessão Pipoca: Assistir a História Lixo é no Lixo da Tia Cecéu e fazer questionamentos as crianças. Você pode chamar uma por uma e a medida que forem respondendo premiá-la com um pirulito! Ahh e se a turminha sujar tudo é uma ótima oportunidade de separar o lixo juntos!

· Bem, não sei como é o espaço de catequese de vocês, mas poderíamos fazer a abertura dos trabalhos da Cf 2011 ou até propriamente da Catequese com o ato simbólico do plantio de uma árvore. Cada turma podia plantar uma árvore (observando o clima e as espécies locais). Para isso poderiam buscar uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente dos seus municípios ou algum horto.

Nenhum comentário: